SOLICITAR ORÇAMENTO
Projeto Elétrico
fev 03

1 min de leitura

Projeto elétrico – Qual a importância?

Conheça mais sobre a importância de um projeto elétrico, seja residencial, comercial ou industrial.

Quando falamos em projeto elétrico residencial, estamos abordando um tema extremamente importante. Afinal, as instalações elétricas são essenciais para toda e qualquer edificação, e, para que tudo funcione corretamente, é imprescindível que haja tomadas suficientes e apropriadas, assim como se faz necessário ter uma quantidade suficiente de interruptores e um disjuntor bem dimensionado, para que não haja qualquer desarmamento.

Por exemplo: em algumas residências, ficar com o chuveiro ligado por bastante tempo ou ligar vários equipamentos ao mesmo tempo, pode ocasionar uma sobre carga e consequentemente, acaba o desligando o disjuntor. Isso acontece justamente pela falta de um projeto elétrico bem elaborado.

Portanto, qualquer edificação, independente da finalidade, seja uma construção nova ou uma reforma, é necessário à realização de um projeto elétrico, de modo que torne o dia a dia mais eficiente, mais seguro e sem dores de cabeça, como os problemas de quedas de energia, curto-circuito e muito mais.

Minha casa precisa de um projeto elétrico?

A resposta é SIM, com certeza. Assim como um comércio, uma indústria ou qualquer outra edificação que utilize eletricidade.

Nos casos de alguns comércios e indústrias, o projeto elétrico é necessário para a obtenção de documentos, como alvará de funcionamento, licença do corpo de bombeiros, entre outros.

O projeto elétrico, tanto para residências, como para comércios e indústrias, além de proporcionar um ambiente todo planejado, com identificações de pontos onde serão instaladas lâmpadas, tomadas, interruptores, máquinas e equipamentos, irá dimensionar corretamente a capacidade de eletrodutos, conduítes, cabos, disjuntores e todos os materiais utilizados na instalação elétrica e irá fornecer a lista de materiais com as quantidades exatas de cada item que será utilizado, evitando assim desperdícios e reparos decorrentes de uma instalação mal dimensionada ou com produtos incorretos, que pode afetar a qualidade da energia e, principalmente, colocar em risco a segurança da edificação e das pessoas que fazem uso dessa energia.

Tenho uma construção antiga e não possui um projeto elétrico, o que faço?

A melhor coisa a se fazer, nesse caso, é buscar o suporte de uma empresa especializada em instalações elétricas para realizar uma vistoria nas instalações elétricas, providenciar as devidas manutenções e correções quando necessário e, então, a realização de um projeto “as built”, ou seja, um projeto de acordo com as instalações pré-existentes, com todas as alterações necessárias, segundo as normas regulamentadoras vigentes, de modo a torná-las mais eficiente e segura.

Muitas vezes não percebemos os riscos que corremos por ter uma instalação elétrica antiga, mal dimensionada e, às vezes, com problemas sérios que podem comprometer a segurança de todas. Por esse motivo é essencial cuidar sempre das instalações elétricas, realizando manutenções periódicas.

Uma instalação mal sucedida pode levar a grandes acidentes, como sobrecargas de energia e curtos-circuitos, causando grandes incêndios. Uma das grandes consequências de acidentes causados por curtos-circuitos e instalações elétricas mal executadas é a perda irreversível de patrimônios pessoais.

Dependendo da proporção da explosão ou intensidade das chamas, todo um estabelecimento pode ser comprometido, causando graves prejuízos financeiros, especialmente para empresas. O mais indicado é que seja feito a manutenção preventiva, identificando possíveis problemas com equipamentos.


A AMPLA Engenharia Elétrica possui profissionais capacitados para a realização dos projetos elétricos, instalações e manutenções elétricas. São mais de 10 anos de experiência e várias obras executadas, sempre visando a máxima qualidade e eficiência dos resultados. Quer saber mais sobre esse serviço?

Clique aqui para falar conosco.

Laudo elétrico