Cabine
Os bancos de capacitores são painéis elétricos que controlam as oscilações de potência dos equipamentos, podendo ser:
- Fixo: Este equipamento não possui nenhum tipo de controle, os capacitores permanecem ligados ao sistema indefinidamente e independente das condições da carga ou horário, são indicados para a correção do fator de potência de cargas sem grandes variações na necessidade de energia reativa.
- Programável: Este Banco de Capacitor é comandado por controlador horário, ele insere e retira os capacitores de acordo com horários de cobrança indutivo/capacitivo estipulados pela concessionária de energia.
- Automático: Dividido em módulos, o Banco Automático além de ser provido de proteção geral, possui proteção individual para cada um de seus módulos e comandos. Possui contatores para chaveamento dos capacitores e controlador eletrônico microprocessado, que insere ou retira os módulos de capacitores no sistema de correção do fator de potência de acordo com as necessidades ou variações das cargas.
O fator de potência é a relação entre a energia que é entregue na instalação, e a energia que realmente é convertida em algum tipo de trabalho, e é com base no fator de potência que podemos medir se a energia elétrica recebida é suficiente para atender as necessidades do dia a dia, tanto no uso pessoal como empresarial.
A principal vantagem em corrigir o fator de potência é a economia na conta de energia elétrica, evitando assim as multas por excedentes. Abaixo estão algumas alternativas para realizar a correção do fator de potência:
- Correção na entrada de energia de alta tensão: pode ajustar o fator de potência conforme orientação da concessionária, porém é uma medida de custo elevado e que não elimina 100% dos problemas internos de uma instalação;
- Correção na entrada de energia de baixa tensão: é feita pela instalação de bancos de capacitores do tipo automático. É uma medida mais eficaz do que o item anterior e muito utilizada em instalações com grande número de cargas com diferentes potências nominais e com regime de utilização baixo;
- Correção localizada do fator de potência: também realizada por meio da instalação eficaz e segura de um banco de capacitores, a correção localizada ocorre diretamente no equipamento. Entre as principais vantagens, vale a pena destacar a redução de perda energética, a diminuição de carga em todos os circuitos de alimentação e a geração de potência reativa especificamente em um ponto;
- Correção mista do fator de potência: considerada como a melhor alternativa para a correção do fator de potência, esta técnica é completa no aspecto de conservação energética. É obtida pela instalação de um capacitor no lado secundário do transformador em motores menores e próximos a 10cv e também na entrada de redes particulares de iluminação que utilizam lâmpadas de descarga e que possuem reatores com fator de potência baixo.
A AMPLA Engenharia Elétrica oferece uma equipe especializada para sanar todas as dúvidas referentes à instalação de bancos de capacitores e correção do fator de potência, atuando com destreza e agilidade no atendimento, segurança e alta qualidade na prestação dos serviços.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado e ampla variedade de serviços e produtos
A AMPLA Engenharia Elétrica disponibiliza profissionais de excelente qualificação para a elaboração do laudo de SPDA ou laudo de para raios, proporcionando aos seus clientes a oportunidade de contar com as soluções mais adequadas para a execução dos serviços e análises precisas e personalizadas, assegurando aos seus clientes o documento que comprova a conformidade às normas.