SOLICITAR ORÇAMENTO

Soluções > Gestão de Energia > Adequação opção tarifária

Adequação opção tarifária

A Gestão de Energia voltada à análise das modalidades tarifárias busca alcançar melhores condições tarifárias para o cliente. E para isso, é feito uma análise avançada de dados, onde analisa-se os parâmetros de tarifação para ver se eles estão de fato de acordo com as necessidades de determinado estabelecimento ou se podem ser otimizados para uma estrutura mais conveniente. Para isso, é essencial conhecer as diferenças entre as modalidades e o impacto delas no perfil de consumo.
É necessário entender também sobre os grupos tarifários que os consumidores de energia estão classificados, levando em consideração a tensão em que são atendidos pelas distribuidoras de energia. Consumidores de energia elétrica podem ser classificados em dois grupos: A ou B.

• Grupo A (Alta Tensão): composto por unidades consumidoras que recebem energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kV ou são atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição ou redes aéreas com carga instalada superior a 75 kW, que deverão contratar uma demanda mínima de 30 kW. Geralmente se enquadram neste grupo as grandes indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte.
• Tarifa Convencional Binômia – É a modalidade tarifária indicada para as unidades consumidoras nas quais é baixa a possibilidade de se programar a utilização da carga (demanda) ao longo das horas do dia. As características básicas da estrutura tarifária convencional são: tarifa única de consumo de energia elétrica (kWh); tarifa única de demanda de potência (kW) e demanda contratada mínima de 30 kW e máxima de 149 kW.
• Tarifa Horossazonal Verde: É a modalidade tarifária indicada para as unidades consumidoras nas quais é possível reprogramar a utilização da carga (demanda), ao longo das horas do dia, do segmento de ponta para o segmento fora de ponta. As características básicas da modalidade tarifária verde são: tarifa única de demanda de potência (kW); uma tarifa de consumo para o horário da ponta seco/úmido (kWh);‚ uma tarifa de consumo para o horário fora da ponta seco/úmido (kWh); e demanda contratada mínima de 30 kW.
• Tarifa Horossazonal Azul: é indicada para as unidades consumidoras nas quais a utilização da carga (demanda) no segmento de ponta é imprescindível, ou seja, é pequena a possibilidade de reduzir carga, bem como a utilização nesse horário. Características básicas: tarifa de demanda de potência no horário de ponta e fora de ponta (kW); tarifa de consumo para o horário da ponta seco/úmido (kWh); tarifa de consumo para o horário fora da ponta seco/úmido (kWh); e ‚ demanda contratada mínima de 30 kW para um dos postos horários (ponta ou fora de ponta).
• Grupo B (Baixa Tensão): Inclui os consumidores que recebem energia elétrica em tensão inferior a 2,3 kV, utilizando ramais monofásicos, bifásicos ou trifásicos. Não são obrigados a contratar demanda, mas pagam custo de disponibilidade. Em geral abrange consumidores residenciais, pequenas indústrias e comércios.
• Tarifa Convencional Monômia: Tarifa com valor único (R$/kWh) cobrado pelo consumo de energia elétrica, independente do dia e horário do consumo.
• Tarifa Branca – o valor varia ao longo do dia, de acordo com três faixas de horário: Ponta, período em que a tarifa é mais cara; Intermediário, período com tarifa intermediária e Fora de ponta, período com tarifa mais baixa. A adesão à tarifa branca é opcional.
Apesar de parecer complexo, esse é um tema muito importante na hora de buscar possibilidades de redução de custos de energia.
A AMPLA Engenharia Elétrica é especialista em estudos técnicos para adequação da opção tarifária e ajuste de demanda. Conta com profissionais capacitados para oferecer a seus clientes um atendimento totalmente personalizado, onde é realizado um levantamento técnico para avaliar qual das modalidades tarifárias apresenta a maior eficiência para cada empresa.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado e ampla variedade de serviços e produtos

A AMPLA Engenharia Elétrica disponibiliza profissionais de excelente qualificação para a elaboração do laudo de SPDA ou laudo de para raios, proporcionando aos seus clientes a oportunidade de contar com as soluções mais adequadas para a execução dos serviços e análises precisas e personalizadas, assegurando aos seus clientes o documento que comprova a conformidade às normas.