SOLICITAR ORÇAMENTO

Soluções > Gestão de Energia > Ajuste de demanda

Ajuste de demanda

A demanda contratada é utilizada em contas de alta tensão para estabelecer o limite de potência (em kW) a ser disponibilizado pela concessionária de energia elétrica para a unidade consumidora. Ela é estabelecida no ato da contratação, e por isso leva o nome de demanda contratada. Durante o período de faturamento da conta mensal de energia elétrica, a concessionária verifica qual o limite máximo (pico) de energia elétrica consumida e utiliza esse limite para definir a demanda registrada. Já o consumo é a quantidade acumulada de energia elétrica que a unidade consumidora utilizou durante todo o período de faturamento.

Caso a demanda registrada ultrapasse a demanda contratada, a unidade consumidora será cobrada pelo excedente com multa (configurando um gasto adicional pela ultrapassagem). Por outro lado, ainda que a unidade consumidora tenha a demanda registrada inferior à demanda contratada, a cobrança será feita na íntegra da demanda contratada (configurando desperdício por ter contratado uma demanda acima da sua necessidade). Tanto o desperdício quanto o gasto excedente são considerados como perda nas contas de energia.

Análises realizadas em alguma unidades consumidoras apontam que as perdas podem ser reduzidas em até 92% com a readequação da demanda contratada.
Ajustar a demanda contratada, de forma que esteja compatível com a real necessidade de consumo, garante ao cliente evitar transtornos de multas por ultrapassagem de demanda estabelecida em contrato ou de desperdiçar orçamento contratado de uma demanda muito acima da necessidade.
Para que o ajuste seja feito de forma assertiva, a escolha deve ser baseada em parâmetros confiáveis baseados em estudos de energia, colhidos por meio de monitoramento sistemático e em tempo real da demanda de uma empresa durante diferentes períodos.
Este trabalho deve ser elaborado por profissionais com conhecimento técnico que direcionarão para a melhor escolha de sua demanda, com reajuste de suas proteções térmicas e de curto circuito, sem que comprometa a proteção e segurança da instalação elétrica.
A AMPLA Engenharia Elétrica está apta para dar o melhor suporte para sua empresa. Atendemos rigorosamente às especificações e exigências das normas requeridas, somos credenciados no CREA-SP, nossa equipe é formada por profissionais qualificados e habilitados e utilizamos equipamentos sofisticados que possuem certificado de calibração com reconhecimento do INMETRO.
Entre em contato pelo telefone (19) 99239-8880 ou solicite agora um orçamento.

Com mais de 10 anos de experiência no mercado e ampla variedade de serviços e produtos

A AMPLA Engenharia Elétrica disponibiliza profissionais de excelente qualificação para a elaboração do laudo de SPDA ou laudo de para raios, proporcionando aos seus clientes a oportunidade de contar com as soluções mais adequadas para a execução dos serviços e análises precisas e personalizadas, assegurando aos seus clientes o documento que comprova a conformidade às normas.